sábado, 23 de fevereiro de 2013

Rubens Alves



Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

PRIMEIRA SEMANA DE AULA

Agora podemos dizer que o ano letivo realmente começou.

Foi uma semana repleta de surpresas agradáveis ou não.

Nossa equipe começou desfalcada, pessoas especiais tiveram outras oportunidades e partiram para trilhar novos rumos profissionais, sentiremos saudades, mas aprendemos tanto juntas, que elas jamais deixarão de estarem presentes em nossas lembranças e desejo de sucesso. OBRIGADA!!!

Agora é hora de recomeço... nova equipe, novos desafios, novo ano letivo.

Acreditamos que somos capazes, pois o que não nos falta é disposição para estudar. Estudar sim, afinal nenhum ser humano encerra as oportunidades de aprendizagem, por isso somos eternos aprendizes do conhecimento.

Tantos fatos aconteceram essa semana, que fica difícil escolher apenas alguns para relatar em nosso blog.

Reencontramos pais, que retornaram trazendo nos braços o irmão caçula, dos nossos antigos pequenos, agradecendo tudo que fizemos pelo primogênito e depositando toda a confiança na partilha da educação do seu outro filho(a).

Avó receosa com o primeiro ano escolar do neto de apenas 2 anos, a nos relatar orgulhosa o dialogo que presenciou do mesmo com o vizinho: “ quando eu estava passeando como meu neto, ele viu o amiguinho da mesma idade e falou assim: -Vamos pra escolar, lá é bom, vamos?”.

Familiares relatando a saudades dos filhos(as) nas férias e a alegria que os mesmos estavam sentindo, no retorno das aulas.

Os membros do conselho que tão gentilmente nos ajudou nesse inicio de ano letivo, recebendo os pequenos e nos ajudando na turma de 2 anos. Nossa gratidão e esperança de continuarmos essa pareceria.

Enfim, muitas emoções e um trabalho que temos orgulho de realizar no dia-a-dia, pois presenciamos diariamente tantas manifestações de carinho, descobertas e aprendizados, que fica difícil pensar em outra forma de convívio cotidiano. Estar ao lado dos nossos pequenos e de seus familiares é uma benção, que agradecemos e esperamos fortalecer.

OBRIGADA!!! TODOS VOCÊS SÃO ESPECIAS.




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

PRIMEIRO DIA DE AULA

PRIMEIRO DIA DE AULA

18/02/2013

Mais um ano letivo iniciado!

Hoje iniciamos o primeiro dia de aula de 199 dias que ainda virão. Tudo pode acontecer, mas diante de planejamentos, metas e uma equipe competente, o futuro não intimida, mas nos dá a certeza de que serão dias de conquistas e aprendizado.

Acreditamos na parceria firmada com nossas crianças e seus familiares, pois sozinhos não somos nada, mas com o apoio de cada um (pai, mãe, avó, avô, tio, tia, primos...), seremos capazes do impossível.

Parcerias, respeito, trabalho em equipe, são palavras do nosso cotidiano. Firmamos o compromisso de oferecer sempre o melhor, sabemos que a educação é um dos pilares na formação de uma sociedade justa e humana, além de ser a verdadeira riqueza que podemos deixar para nossas crianças.

Desde já agradecemos a cada funcionário, familiar e criança pela confiança e dedicação, por fazer da nossa unidade, um lugar único e especial, pois sem vocês seriamos apenas um prédio frio, mas através do pulsar de cada coração, nosso ambiente se torna um lugar vivo e cheio de descobertas.

TODOS vocês são mais que especiais! Nosso agradecimento é pouco diante da alegria de ter cada um de vocês como parte da nossa Unidade de Educação Infantil Francisca Clara de Souza.

Sejam bem vindos e uma ótima volta às aulas para todos.


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

INCENTIVANDO A LEITURA


Texto retirado do site:
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI968-10536-1,00-PARA+GOSTAR+DE+LER.html

Para gostar de ler

O desafio é tirar os nós dessa relação tumultuada entre o ser humano e a leitura, que envolve prosa, poesia, escola, obrigação, prazer. Você já sabe que ler é importante. Mas como fazer para seu filho descobrir isso?

Cristiane Rogerio e Marina Vidigal

Sentir gosto, ouvir, conhecer o frio e o quente, cheirar, ver. O escritor e cartunista Ziraldo acha que ler e escrever deveria ser encarado assim, como um dos sentidos do ser humano. 'Poder escrever o que sente e entender o que lê é tão importante quanto', afirma. E ele não está falando de alfabetização, de juntar sílabas, saber pronunciá-las e entender do que se trata. Mas, sim, do efeito de ler, ser surpreendido, refletir depois, querer contar para os outros. 'O livro infantil desperta o gosto pela leitura', diz o cartunista. Tanto nas crianças quanto nos adultos.

E por que a leitura não pode dar prazer à criança, como assistir à TV, falar no MSN, ouvir iPod e jogar no computador? O verbo 'precisar' pode ser uma explicação. Dificilmente ele se dá bem com o substantivo 'prazer'. Pois um tem obrigação embutida, o outro, escolha. Imagine se obrigássemos as crianças a comer chocolate ou pipoca, jogar futebol, dançar, dar risada...

Por mais esquisito que pareça, prazeres precisam ser apresentados. Você precisa ter acesso, provar e gostar, ou não. Por que as crianças preferem outras atividades, em vez de ler? Será que elas têm livros disponíveis? Há algum adulto - aquele ser que criança adora imitar - por perto delas que ame livros? Se você sabe que livro é importante mas se perdeu nos argumentos, continue a ler esta matéria. Você já se deu conta do que há no mundo da literatura? Ele nos dá abrigo, refúgio, medo, conforto, mais dúvidas, novidades, frio na barriga... É lá que redescobrimos que não somos máquinas: temos sentimentos - bons e ruins. O mundo da leitura é tão rico que as crianças vão querer ler tudo e ficar com gostinho de 'quero mais'. E uma boa notícia: como todo bom hábito, é melhor que seja desde cedo, claro, mas nunca é tarde para começar.

Imagens convidam à leitura

Há muitas ofertas no mercado para que a relação com os livros comece bem cedo. Desde os de plástico, para a hora do banho, até os animados, com figuras saltando aos olhos, ou os de grandes imagens, que impressionam as crianças. E tudo é válido. Elas já começam a tocar, entender que daquelas lindas páginas saem histórias. Começam a ver com os olhos da imaginação.

É por eles também que se inicia outra relação tão importante para a criança: a arte visual. 'São, sobretudo, experiências do olhar', diz a educadora e escritora Fanny Abramovich no livro Literatura Infantil, Gostosuras e Bobices (Ed. Scipione). As ilustrações nos livros infantis ganham cada vez mais possibilidades e, de quebra, qualidade. Basta dar uma olhada nas capas dos 30 melhores lançados no último ano que CRESCER e 30 jurados listaram especialmente para esta edição. São inúmeras técnicas, tipos de traços, cores e formas. 'Fazer livro para criança é fazer um objeto de arte', diz o ilustrador André Neves. Na hora de apresentar um livro, não deixe de mencionar, também, o ilustrador. É maravilhoso a criança olhar a publicação e poder reconhecer o traço de alguém. Ilustração também se lê.

Por isso que ler não é um ato individual apenas. É uma prática social. 'Quem é leitor faz parte de uma comunidade', diz Maria José Nóbrega. Como fazer a criança gostar de ler? Leia para ela! 'Leia até que ela sinta inveja de você', diz o poeta Rubem Alves. 'Imagine uma criança pegar a mãe às gargalhadas com um livro nas mãos? Ou tão concentrada que pede para não ser interrompida? Ela vai querer isso também', diz Ricardo Azevedo.
'Difícil falar em modos de operação, métodos ou táticas infalíveis quando o assunto é criança e leitura. A única ponte possível para juntar isso é uma palavra mágica de nove letras: liberdade', diz André Muniz de Moura, especialista em literatura infanto-juvenil. 'É fundamental conhecer bem a criança, seus temas de predileção. Não concordo quando a pessoa diz 'não gosto de ler'. Ela ainda não encontrou o livro certo, aquele que a fisgasse', afirma. Ter contato com literatura infantil é uma daquelas coisas que você ou nunca fez, quando adulto, ou faz com um prazer a mais, depois que tem filhos. Os livros fazem a ponte para a vida que ajudamos a criança a conhecer. 'Quando se lêem histórias para crianças, elas estão aprendendo em um nível e nós, em outro', afirma a psicanalista americana Clarissa Pinkola Estés, especialista em contos, e autora do livro Contos dos Irmãos Grimm (Ed. Rocco).

Ler é viajar. Como na história de O Livro das Palavras (Editora do Brasil), mais recente obra de Ricardo Azevedo. Nele, um dicionário descobre que não basta saber o significado das palavras. Ele precisou sair pela vida para escutar o apito do guarda-noturno, ver o azul do mar, entender o amor pela poesia de Camões. E dando esta chance à criança, quem sabe seu filho - e até você - possa criar uma relação com o livro como a da Júlia que, no alto de sua sabedoria de 10 anos de idade, já define tão bem. 'Quando a gente lê, consegue imaginar as coisas, sonhar e aprender sobre o mundo. Tudo de bom.'

Texto retirado do site:
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI968-10536-1,00-PARA+GOSTAR+DE+LER.html